Star Wars: Knights of the Old Republic - 2003

Rasbold

Level 6
Original poster
Onipotente
Apoiador
25/09/2021
14,407
@jogador_de_hoquei_19

Star Wars: Knights of the Old Republic - 2003

@Billy Loomis @Fox94 @MeninaMaluca

A mesma BioWare que nos trouxe Mass Effect pavimentou seu caminho com Star Wars: Knights of the Old Republic, um RPG premiadíssimo. Ele segue a mesma ópera espacial dos filmes e traz combates em pseudo-turnos dentro das regras de Dungeons & Dragons. Os personagens são memoráveis e o jogo dava a escolha de ficar no lado da luz ou ir para o lado ***** em mais de 40 horas de jogo.

Análise: Star Wars: Knights of the Old Republic

https://www.Soyboyboards.com/proxy.php?image=https%3A%2F%2Fwww.fabricadejogos.net%2Fwp-content%2Fuploads%2Fknights_old_republic.jpg&hash=d0cff7fff4803fa47db33db86b975f74

https://www.Soyboyboards.com/proxy.php?image=https%3A%2F%2Fwww.fabricadejogos.net%2Fwp%2Fwp-content%2Fuploads%2Fknights_old_republic.jpg&hash=d54b2b031a0868adb771548bae35c299
Star Wars: Knights of the Old Republic
é o primeiro RPG eletrônico de Star Wars a ser lançado, inicialmente para XBox e mais tarde para os PCs, em 2003. Desenvolvido pela BioWare, o jogo possui uns pontos interessantes de desenvolvimento a serem discutidos.

Esta é a primeira análise do Fábrica de Jogos. Nosso foco maior será no desenvolvimento e você perceberá que não utilizamos notas também. O objetivo é discutir os pontos fortes e melhorias a serem feitas no jogo.
Portanto, você é convidado a ver a análise desse grande game, padawan.

Há muito tempo, em uma galáxia muito distante…
Quando LucasArts fez o requisito de desenvolvimento, no final de 1999, ofereceu duas opções: fazer um jogo para o Episódio II do filme, cujo lançamento seria em breve ou fazer um jogo 4000 anos antes dos eventos do longa metragem. Para trabalhar com mais liberdade criativa, a Bioware então decidiu que a história deveria se passar nos 4000 anos anteriores do filme, onde os Siths ainda eram uma grande força, lutando nas linhas de frente na guerra civil contra a antiga república.
O desenvolvimento do jogo começou no início do ano 2000. O jogo foi inicialmente desenvolvido para XBox, principalmente pelo motivo de haver uma facilidade de desenvolvimento com o SDK da Microsoft. Como a equipe já contava com uma certa experiência de desenvolvimento para consoles trazido pelo jogo MDK2 (2000), a Bioware analisou o SDK dos três principais consoles da época. A análise mostrou que o XBox é o que trazia mais facilidade. Para o desenvolvimento do jogo, a Bioware utilizou sua engine Odyssey, sucessora da engine Aurora (Neverwinter Nights, 2002), que permitiu simular efeitos como as ondulações da grama causadas pelo vento em Dantooine e os movimentos das areias de Tatooine.
A principal dificuldade da equipe de desenvolvimento foi a quantidade de detalhes gráficos que o jogo deveria possuir. Os códigos de IA, o alto número de personagens e os ambientes gigantescos, tudo contribuía para forçar os hardwares da época ao limite. Isso dificultava a previsão do quanto os hardwares conseguiriam aguentar.
Outro detalhe observado pela equipe é a diferença de modo de jogar entre um console e um PC. Em um console, o jogador está longe da tela e geralmente tem o foco das câmeras mais perto dos personagens. Já o jogador de PC está apenas a alguns centímetros da tela. Dessa forma, as câmeras dos jogos querem aproveitar o melhor que a resolução pode oferecer. Inclua também nessas diferenças os controles dos equipamentos, uma vez que no console temos um controle típico de videogames, enquanto no PC um mouse e teclado, consequentemente, são formas diferentes de interagir com o jogo.

A jornada começa
Saindo do desenvolvimento técnico e entrando para o jogo em si, o jogo utiliza regras do sistema D20 da Wizard of The Coast. Desde a criação dos personagens, podemos personalizar seus atributos distribuídos entre Força, Destreza, Constituição, Carisma, Inteligência e Sabedoria, assim como classe, gênero, habilidades e perícias.

Após personalizar o personagem, a história começa e, ao decorrer do jogo, você melhora suas habilidades e também aprende a usar a Força, escolhendo os poderes que deseja possuir. Ainda focando nos personagens, achei fraca a utilização das habilidades (Skill) durante o jogo. Por exemplo, a habilidade Segurança (Security) permite que você abra portas trancadas, mas porque gastar pontos nessa habilidade se eu posso simplesmente bater com a espada ou estourar a porta com um Blaster? E por que eu não posso consertar meu amigo androide que foi danificado em batalha se eu tenho a habilidade de reparar (Repair) alta? As habilidades conseguem fornecer formas alternativas para resolver os problemas, como por exemplo, usar minha habilidade de usar computador (Use Computer) para invadi-lo e fazer com que um terminal sobrecarregue, matando todos em uma sala. Entretanto, você se pega dizendo “por que não posso fazer isso se tenho habilidade que permite?” ou muitas vezes você simplesmente vai batendo em tudo porque é mais prático. Fora que muitas vezes, você pode acabar encontrando todos os inimigos da área, antes de achar um androide desativado para reprogramá-lo ou um computador para hackear o sistema de segurança.

No caso das batalhas, achei super fluido, pois apesar de serem ataques em turnos, onde ambos atacam ao mesmo tempo, você pode planejar alguns movimentos e depois simplesmente assistir a batalha. Você nem percebe os turnos passando, basta prestar atenção e especificar um comando caso você necessite, como curar-se quando a tua vida está baixa.

Sith ou Jedi? Suas ações falam por si
Claro, tratando-se de Star Wars, a Força é algo importante no jogo. Sua afinidade com o lado ***** ou iluminado muda conforme suas ações. Ações bondosas, altruístas e pacíficas fazem com que você crie mais afinidade para o lado iluminado. Da mesma forma, ações egoístas, antiéticas e agressivas fazem com que você se incline para o lado *****. Isso não somente rende uma diversidade de possibilidades para cada missão, como também afeta o quanto de Pontos de Força você gasta para usá-la. Por exemplo, o famoso Force Lightning, usado pelo Imperador Palpatine no episódio VI do filme, custa menos se você tiver afinidade para o lado sombrio da força. Já poderes do lado iluminado, como Force Armor que aumenta a defesa do personagem, começam a custar mais. E um terceiro efeito é um bônus para o personagem quando ele tem afinidade total com um dos lados, que depende da classe do seu personagem. Elas variam entre pontos adicionais nos seus atributos, imunidade a venenos e bônus de ataque, e isso faz com que você evite querer ficar em cima do muro.
https://www.Soyboyboards.com/proxy.php?image=https%3A%2F%2Fwww.fabricadejogos.net%2Fwp%2Fwp-content%2Fuploads%2Fhistoria.jpg&hash=e8f6c48ee1d1648e70bdadf44f3aa4bd