#PC 🔊📼💻 [ SFM ] SOURCE FILM MAKER 1-2 💻📼🔊

CAVERNOSO

Level 3
Original poster
18/7/23
1,137
4,374
150
sfm.jpg

Tá aí algo que, na época, não dei bola - mas hoje... me surpreendeu.

Em 2012, após já ter lançado Half-Life 2 Episode 2, Team Fortress 2 e Portal, a Valve lançou também o tal SFM, que era um editor + captura de vídeo interno usando a engine Source dos seus jogos, onde voce basicamente pega os modelos 3D, os cenarios e sai criando cenas e diálogos.

Como o software ficou em versao beta por muito tempo, travava muito e o jogo mais usado pra promovê-lo era o cartunesco TF2 (que admito nunca ter gostado do estilo), achei tudo meio merda e sem graça...

MAS...

....o tempo passou e, em 2020, veio Half-Life Alyx na engine Source 2 (muito mais detalhada) e, por tabela, a versao 2 do SFM. Como o interesse sobre Half-Life voltou a crescer após esse jogo, vi muita gente por aí fazendo videos longos e até videoclipes sobre a franquia. E não vou mentir: fiquei bem impressionado com a qualidade - tudo bem feito e criado por nerds sozinhos no quarto, parada bem "exército-de-um-homem-só".

TL, DR: FDPs estão agora literalmente fazendo curtas animados de vários minutos.

Canal ANIMUX

Esse sujeito está fazendo uma versão animada da história do Half-Life + expansão Opposing Force, com o Gordon Freeman saindo da Ressonance Cascade e passando perrengue enquanto anda pelas áreas de Black Mesa. É praticamente uma transcrição 1:1 do gameplay do jogo, mas em formato de filme animado.

1. INBOUND:

2. UNFORESEEN CONSEQUENCES:

3. OFFICE COMPLEX:

4. O.B.M - OPERATION BLACK MESA:

5. WE'VE GOT HOSTILES:

Esse projeto é, de longe, o mais bem feito, pois o cara também é estudante de animação: modelagem pica, diálogos melhor encaixados, efeitos daora e tom sério, com fotografia fora de série. Se mantiver essa qualidade, podem mandar Hollywood a merda e assistir um filme animado de HL1 tranquilamente.

Canal BRAST Brushie

Esse cara animou a intro da expansão Blue Shift, pela perspectiva do Barney, o guardinha do Black Mesa, além de umas andanças do Shepard, o marine do Opposing Force, pela instalação. Outro trabalho hérculo de meses e meses. Infelizmente, tem poucos vídeos.

1. INSECURITY:

2. CRUSH DEPTH:

Canal Komegatze

Nerdola que fica fazendo videos curtos zoeiras e ensinando a mexer no SFM.

PARÓDIA DO METAL GEAR RISING: :lol:

Canal 28ilija28

Nerdola que fica fazendo videoclipes de HL com as trilhas sonoras do... Linkin Park. :lol:

P.S. começo a achar que a Valve anunciará HL3 realmente ao som the Linkin Park... :lol:

1769804667714847.gif

Last edited:

TheNikkoUser

Level 6
11/7/23
14,968
15,727
300
Isso me lembra que esses criadores de níveis de games da virada do milênio davam pau pra caramba. Eu comprei o Deluxe Pack de Descent que vinha o game Descent 1, Descent 2, 3 albuns de MP3 do Type-O Negative de trilha sonora do jogo + Cd de criador e editor oficial de fases e mundos.

Quando a pessoa terminava de criar o nível e ia exportar algum arquivo dava erro ou conflito. Alguns games da época vinham com erro de fábrica.