#ANÁLISE Linux Games: Proton vs Jogos Nativos

Ginsu2000

Level 9
Original poster
52 anos de garantia
Apoiador
25/09/2021
18,038
Esse meu notebook tem mais de 12 anos.

Specs:
1714947420171.png

E fui dar uma olhada da capacidade o que o Linux é capaz mesmo para jogos bem mais novos que esse notebook. Rodando num SSD de 120gb da Kingston.

Testei apenas 2 e já entendi que o conceito do Proton é mais uma camada de compatibilidade que vai puxar o processador para fazer o jogo rodar igual no Windows.

O mais simples que pude ver o problema é o remake do jogo Lisa:

Reparei que esse jogo SUPER SIMPLES fazia com que o framerate caía muito e meu processador não estava tankando pelo simples fato de estar rodando no Proton.

Entretanto pegando um jogo bom e que fps é necessário para rodar é esse jogo de corrida que fui pegar para testar de como ia ficar:

E não é que o jogo rodou em 60 fps constantes?
Apenas porque não tem a camada, foi feito diretamente para o Linux

Fica minha análise do que pude perceber rodando jogos Linux nesse meu notebook velho de guerra.

Cheers.

Última edição:
  • Beleza
  • WOW
Reactions: CAVERNOSO and Chamb

pablorealm

Newbie
29/11/2023
2,639
Já usei quando queria jogar o primeiro Company of Heroes no Linux, só funcionou numa versão mais antiga do Proton e o jogo não rodou tão bem, dava umas travadas e o mapa tático e as teclas de atalho não funcionavam :/

• TRISTE
  • Beleza
Reactions: Chamb and Ginsu2000

TrolldoBostil

Level 6
25/09/2021
12,535
Essa e a mágica que o Steam Deck faz que deixou os caras da Microsoft p da vida.

Apesar desses poréns com o processamento, é interessante.

• LIKE GOURMET
Reactions: Ginsu2000

Ginsu2000

Level 9
Original poster
52 anos de garantia
Apoiador
25/09/2021
18,038
Essa e a mágica que o Steam Deck faz que deixou os caras da Microsoft p da vida.

Apesar desses poréns com o processamento, é interessante.
Lendo o que eu escrevi, esqueci de adicionar um detalhe importante no meu post inicial.

Proton é um caminho fácil para quem não quer ter trabalho. Logo o custo é mais barato, mas para processadores velhos como o meu. Vai sentir.

Portanto quero crer que para processadores modernos. Tipo Intel da 8⁰ geração nem deve sentir o impacto.

• Beleza
Reactions: TrolldoBostil

TrolldoBostil

Level 6
25/09/2021
12,535
Lendo o que eu escrevi, esqueci de adicionar um detalhe importante no meu post inicial.

Proton é um caminho fácil para quem não quer ter trabalho. Logo o custo é mais barato, mas para processadores velhos como o meu. Vai sentir.

Portanto quero crer que para processadores modernos. Tipo Intel da 8⁰ geração nem deve sentir o impacto.

Era o que eu estava vendo num vídeo sobre isso.

• Beleza
Reactions: Ginsu2000