#ANÁLISE Relato de experiência que tive com Linux Mint e games no geral.

Ginsu2000

Level 9
Original poster
52 anos de garantia
Apoiador
25/09/2021
18,027
Meu Setup de jogatina:

Picture.png

Os jogos todos instalados num SSD de 512gb e o sistema num NVME pequeno.

+

Picture1.png

Como o controle não é nativamente compatível com o Linux. Tive que pegar esse github ensinando a como instalar ele, achei bem simples por sinal:

Inclusive achei curioso que ele é compatível com o SteamOS pelo que pude ver no site oficial, feito a partir do kernel Linux, mas não é compatível com sistema Linux em si.

Tudo bem. Esse pequeno truque já resolve o problema e deixa o controle totalmente funcional.

Os prós pela minha experiência que percebi ao jogar no sistema:

FPS constantes e sem quedas
Mais memória disponível para os jogos
Não há serviços inúteis em segundo plano e muito menos telemetria

Vou copicolar alguns prints de alguns jogos dessa percepção que eu tive com Linux Mint in-game para aqui no tópico.

Helldivers:
Picture2.png

Última edição:

Ginsu2000

Level 9
Original poster
52 anos de garantia
Apoiador
25/09/2021
18,027
Nier Automata Game Of The Yorha Edition
Picture38.png

Picture39.png

Picture40.png

Picture41.png

Picture42.png

Picture43.png

Lol esse último print
Esse jogo destaco que ele foi feito com paixão e esmo. Uma das coisas como PC Gamer que nunca vi e já tinha me convencido que 60 fps lockados era coisa de configuração High Tier para aguentar. Mas esse jogo é muito mais bonito que muitos jogos por aí e consegue 60 fps lockados sem esforço para as configs do meu PC.

Mad Max
Picture51.jpg

Picture52.jpg

Picture53.jpg

Picture54.jpg

Picture55.jpg

Picture56.jpg

Picture57.jpg

Picture58.jpg

Picture59.jpg

Picture60.jpg

Grand Theft Auto V (ou GTA V para os mais íntimos)
Picture45.png

Picture46.png

Picture48.png

Picture50.png

O interessante desses jogos que printei são todos com gráficos no Alto e até Ultra.

De negativo na jogatina que pude perceber é que a Steam, ao menos no chat, os acentos e Ç ao ligar o Steam Overlay (Shift + Tab) dentro do jogo, essas teclas não funcionam, mas somente funcionam se eu estiver fora do jogo. Tirando isso que é coisa pouca, nada a reclamar rodar jogos no Linux.

Meter o último Proton para fazer todos os jogos rodarem tem bastado muito bem e assim vai dar uma sobrevida para meu PC velho de guerra. (+ de 12 anos)

Rodei até um Zeldinha Tears of Kingdom no falecido Yuzu, mas esqueci de printar. Rodou muito bem, até o áudio PT-BR deu super certo no jogo.

Última edição:

Chimpanzomem

Level 11
10/07/2023
36,321
É mais trabalhoso do que o normal mas da pra fazer, se a coisa começar a ficar feia vai ser o unico jeito da gente continuar sobrevivendo

• Beleza
Reactions: Ginsu2000

Ginsu2000

Level 9
Original poster
52 anos de garantia
Apoiador
25/09/2021
18,027
É mais trabalhoso do que o normal mas da pra fazer, se a coisa começar a ficar feia vai ser o unico jeito da gente continuar sobrevivendo
Pois é. É trabalhoso mesmo. Mas nem tanto como antigamente. Depois que você pega o jeito vc nem sente mais depois de tudo configurado. E sente os benefícios reais fluindo que é uma beleza.

• Beleza
Reactions: CAVERNOSO

ShadowMario

Level 9
Apoiador
25/09/2021
19,826
todas fotos do senran kagura e apenas de sexy KO

e nada de foto de gameplay mesmo